Buscar
  • Norberto Tordin

Mapa de recursos dos formulários dinâmicos estruturados



Existem diversas maneiras e ofertas para atendimento da LGPD. Ninguém pode dizer se uma maneira é certa, se outra é errada ou se é melhor ou pior.

Tão importante quanto a maneira como os levantamentos serão realizados, armazenados e tratados é quem serão os profissionais que serão alocados.

Muitos anos de experiência em Tecnologia da Informação para mapeamentos de estrutura de dados, mapeamentos de processos, desenvolvimento de sistemas, criação de documentação funcional e técnica capacitam a NAI-IT a participar desta demanda para a LGPD.

Criamos, após alguns anos de estudo, desde o lançamento da GDPR (UE), uma série de formulários eletrônicos que possibilitam que os profissionais que estiverem realizando o levantamento dos dados possam seguir um padrão na coleta das informações. Estas informações ficam armazenadas em banco de dados estruturado e possibilitam que ajustes ou modificações nos dados coletados sejam facilmente realizados.



Na figura acima apresentamos as diversas versões disponibilizadas, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Versões disponibilizadas:

NAI LGPD SMB: Voltado para empresas que desejarem ficar apenas no mapeamento dinâmico estruturado e gerar, por conta própria, seus próprios controles e relatórios.

NAI LGPD Start: Voltado para empresas que queiram ter além do mapeamento dinâmico estruturado, o acesso ao plano de ação, plano de crise e plano de treinamento. Nesta versão o cliente terá acesso ao relatório RIPD (Relatório de Impacto de Proteção de Dados).

NAI LGPD Básico: Nesta versão, além dos recursos anteriores, a empresa terá acesso aos formulários de análises estatísticas para que possa, com base nas informações inseridas, obter uma análise de compliance com a LGPD. Nesta versão também será disponibilizado o relatório "Mapa de Fluxo de Dados" e o controle das ocorrências abertas no Plano de Ação para acompanhamento com base no modelo PDCA.

NAI LGPD Controle: A partir desta versão os processos de automação começam a ser disponibilizados com a possibilidade da empresa importar os dados dos indivíduos, coletados nos sistemas de RH, CRM e Terceiros. A partir desta importação robôs internos farão a verificação dos cruzamentos das informações inseridas nos formulários dinâmicos estruturados e farão o envio (automático) do formulário de consentimento para cada um dos titulares dos dados. Neste envio faremos a criação da ficha do indivíduo, com todas as informações históricas, desde o momento do envio dos formulários até as respostas com os consentimentos realizados pelo titular da conta.

NIDM dProtect básico: Dentro de um modelo de automação, esta versão começa a utilizar a estrutura do software NIDM (Gestão de Identidades e Acessos). Nesta estrutura, ao invés de utilizar a leitura de arquivos texto, criaremos os conectores para leitura automática nos sistemas de RH, CRM e terceiros. Assim, eliminamos uma fase manual do processo para disponibilização dos arquivos texto. Além disso, os retornos dos formulários de consentimento serão avaliados por um outro robô que fará a abertura de um chamado (ticket) no sistema de ITSM da empresa para que os responsáveis tomem conhecimento do que precisará ser executado.

NIDM dProtect Avançado. Esta versão é a mais completa em relação a automação. As empresas que adotarem este modelo terão todo o processo automatizado com pouquíssimas necessidades de ação manual. Com os recursos de gestão de identidades e acessos, os sistemas mapeados terão os processos de gestão das contas e acessos dos funcionários e terceiros automatizados, podendo ser expandido em relação aos recursos conforme a empresa desejar. Outro recurso importante é a Gestão dos Compartilhamentos dos dados com as empresas parceiras.


São muitos recursos e detalhes em todas as versões disponibilizadas que fica difícil de listar neste texto. A empresa pode migrar nas versões de acordo com o nível de maturidade ou manifestação de desejo de mudança para a obtenção dos recursos. Ao migar, em questão de alguns minutos os novos recursos da versão ficarão disponibilizados.


As consultorias poderão ser realizadas pela NAI-IT, por seus parceiros ou por qualquer outra consultoria que a empresa desejar utilizar.

24 visualizações

Fale conosco

Se for a sua vontade, não precisa se identificar.