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  • Norberto Tordin

LGPD – Vantagens do Mapeamento estruturado


Introdução

O mapeamento estruturado dos itens para a LGPD tem como finalidade oferecer uma estrutura de formulários eletrônicos, previamente definidos e estruturados, para que as informações sobre a empresa no que diz respeito a vulnerabilidades e ações de correção a serem executadas estejam organizadas no que precisará ser mapeado.


Por que estruturar a análise e coleta dos dados?

Vários fatores podem ser considerados como importantes no momento de definir a consultoria que executará a atividade e entregará um documento com o resultado da operação.

Este documento pode ser em arquivo pdf, word, ou qualquer outro formato. O que diferencia o trabalho da consultoria é como será feito este levantamento e consequentemente o documento de entrega.

Com uma coleta estruturada de dados o cliente terá como vantagem e diferencial:

· A possibilidade de ter consultores especialistas em cada assunto a ser mapeado.

o Sistemas, Processos, Dados não estruturados, Bancos de dados, Contratos Jurídicos, Dados biométricos, dentre outros.

· Uma definição clara de todos os pontos a serem abordados sem riscos de esquecimento de algo a verificar.

· Permitir que a revisão dos contratos com os parceiros ou a necessidade de criação de novos contratos ou termos de confidencialidade sejam mapeados na estrutura para ajustes pela própria equipe jurídica da empresa ou pela equipe jurídica da consultoria.

· Ser um documento “vivo”. Ou seja, qualquer modificação, a qualquer tempo, poderá ser facilmente ajustada acessando os formulários eletrônicos e gerando nova cópia impressa com uma nova versão de controle.

· Definir um Plano de Ação estruturado e registrado em software para tal finalidade no modelo PDCA, com as respectivas vulnerabilidades a serem verificas, com os responsáveis, tempo de resolução e verificação de eficácia.

· Permitir que a equipe de trabalho (interna e consultoria) possa realizar consultas diretas no banco de dados para obtenção de informações específicas.

· Permitir que novos documentos específicos que possam ser necessários para o dia a dia da empresa sejam impressos.

Cabe uma ressalva sobre a LGPD a respeito da proteção dos dados dos indivíduos que diz respeito a:

“Além de ter que oferecer todas as garantias de proteção aos dados, precisa ficar evidenciado o que está sendo feito para a proteção e, em caso de algum acesso indevido, tomar as medidas corretivas e notificar o indivíduo dentro do prazo determinado pela LGPD”.


Automação dos processos

Embora possa parecer prematuro para algumas empresas e/ou pessoas especialistas, o mapeamento estruturado além do que foi citado acima como diferencial permitirá que caso o cliente opte por automatizar alguns processos tenha possibilidade de ter todos os parâmetros estabelecidos e passíveis de leitura para que a automação “consulte” estas informações.

Desta forma, além de permitir ter um documento vivo, eventuais ajustes nestes formulários eletrônicos que modifiquem a maneira como a empresa trata os dados dos indivíduos, poderá refletir imediatamente na maneira como o processo está automatizado.

Como exemplo, com a automação dos processos, caso um indivíduo solicite seu direito ao esquecimento, os robôs da automação consultarão nas tabelas dos formulários eletrônicos quais sistemas o indivíduo tinha acesso e procederá com a “eliminação” dos dados nos cadastros, ressaltando que neste processo, seja verificado quais dados poderão ser eliminados, quais precisarão ser mantidos (por força de alguma obrigação legal, por exemplo) e nos sistemas e informações do indivíduo, caso a caso, o que poderá ser feito para a eliminação (criptografar, eliminar, anonimizar, etc). E, tão importante quanto, notificar automaticamente o indivíduo sobre a ação executada!


Conclusão

A LGPD não obriga nenhuma empresa a seguir determinado modelo de trabalho. Caberá a cada um determinar o que julga melhor dentro dos critérios de análise de negócios e financeiro.

Entendemos que o mapeamento estruturado pode ser mais viável em função do modelo tradicional por permitir, como citado acima, ao cliente ter mais versatilidade no processo e, eventualmente, até mesmo manter uma equipe interna para as manutenções.

O mapeamento estruturado no nosso entendimento tende a ser mais assertivo e ter mais produtividade.

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